Beleza

O que acontece se você usar maquiagem vencida no rosto?

26/02/2016
-que-acontece-se-usar-maquiagem-vencida-blog-coquetel-fashion

Batom, rímel, base, pó compacto, primer, lápis de olho, gloss, sombra. Seja no dia a dia ou em uma ocasião especial, que mulher não gosta de usar maquiagem para se sentir ainda mais bonita? Mesmo para aquelas que se maquiam todos os dias, é difícil acabar com os produtos antes da data de vencimento. E é aí que mora o perigo, maquiagem vencida pode fazer mal à saúde.

Uma pesquisa realizada pelo College of Optometrists, na Grã-Bretanha, revelou que nove em cada dez mulheres usam maquiagem vencida. Dois terços das entrevistadas, de diferentes faixas etárias, admitiram usar os mesmos cosméticos por mais de dois anos.

“Produtos com a validade expirada podem causar alergias e irritações na pele. Isso porque, após a abertura da embalagem, fungos e bactérias conseguem se propagar com mais facilidade”, explica o bioquímico Marcos Kozlowski, responsável técnico do Lanac – Laboratório de Análises Clínicas.

 Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária, a Anvisa, o produto fechado tem validade de até 24 meses. Depois de aberto, sua vida útil não deve chegar a seis meses. O órgão também determina que todos os cosméticos tenham a data de vencimento impressa na embalagem, mas muitas empresas disponibilizam a informação apenas na caixa ou no lacre plástico, que logo são descartados pelas consumidoras.

Como saber se minha maquiagem está vencida?

“A boa notícia é que, ao crescerem, muitas bactérias produzem um cheiro ruim ou formam colônias. Nestes casos, é fácil perceber que o produto passou do ponto. Às vezes, até mesmo ainda dentro do prazo de validade, nota-se mudança na cor, na consistência ou no cheiro dos cosméticos”, conta o bioquímico.

Por isso, a dica é descartar cremes e maquiagens em caso de qualquer alteração.

Dicas para aumentar a vida útil da sua maquiagem

Ter cuidado com o armazenamento dos produtos pode contribuir para aumentar sua vida útil. Embora na maioria das vezes os cosméticos e maquiagens fiquem guardados no banheiro, Kozlowski aconselha que o lugar não é o mais indicado para isso, pois a mudança de temperatura constante, a falta de ventilação e a umidade criam o ambiente perfeito para a proliferação de bactérias.

O ideal é manter os produtos em ambientes frescos e secos, longe do calor e da luz excessivos, e não se esquecer de fechar bem os recipientes e limpar regularmente pincéis e esponjas.

Confira os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem

Para você não ficar mais na dúvida, preparei este poster bem fofinho para você imprimir e colocar bem perto das suas maquiagens, em um quadrinho por exemplo. Além de deixar o seu espaço mais bonito, vai te ajudar a lembrar sobre os prazos médios de validade dos produtos de maquiagem já abertos.

o-que-acontece-se-usar-maquiagem-vencida-blog-coquetel-fashion

FAÇA O DOWNLOAD AGORA!

Você poderá fazer o download do poster clicando no botão a cima para obtê-lo com maior qualidade no tamanho de 2487 x 3505 pixels. Basta apenas compartilhar o poster na sua rede social preferida! Assim você ajuda a divulgar o meu trabalho.

Uma outra dica: É anotar em uma fita adesiva a data de fabricação e a data que abriu a embalagem, e colar no produto. Assim você consegue controlar mais os prazos de validade. É trabalho? É, mas evita que você prejudique a sua saúde. Produtos vencidos não é brincadeira não.

Beijos!

Não esquece de me dizer se gostou do material que preparei para vocês!

 

 

You Might Also Like

Deixe o seu comentário!