Moda

Onde esta a criatividade?

16/10/2012

Este post vai ser um daqueles que vai causar polêmica e dividir opiniões.
Essa é a minha posição sobre o assunto e, fiquem a vontade para expor a de vocês! 

Já tem algum tempo em que o velho ditado que diz: “Na vida nada se cria, tudo se copia”,  vem fazendo muito sentido no mundo da moda.
Há tempos que não vemos nada de diferente e  inovador nas marcas e vitrines. Basta sair nas ruas e entrar em qualquer loja, de Zara à “loja da esquina”, e ver que as roupas se repetem descaradamente, e só o que vemos nesta estação, é uma overdose de roupas militares, tachas, tênis com salto, spikes para todo lado… ufa… sempre a mesmice, que chega ser até chato passear por alguma loja.
Não estou aqui questionando as tendências da estação, até porque sei que sem esses “Hits”, as marcas ficariam sem vender.
O meu questionamento é voltado para o lado da CRIATIVIDADE de cada marca. Não é assim que deveria ser? Cada marca não deveria ter um estilo próprio e criar suas coleções voltadas a um público alvo específico?
Pois não é isso que estamos vendo. As marcas tem copiado umas das outras descontroladamente. A mesma peça de roupa que vejo na loja X, posso encontrar na loja logo ao lado.
Me lembro muito bem das minhas aulas de faculdade que focavam em Criatividade e Inovação o tempo todo, e a cada projeto de bimestre era uma tortura que vinha com muitas noites sem dormir, tentando pensar e achar esse “algo diferente”.
OK! O “diferente” não surge assim de uma noite para outra e nem sempre é viável para o “Time” de uma produção inteira de uma coleção.
Mas daí me pergunto, até que ponto o mundo fashion pode ser tão escravo de si mesmo, que se a Marca X vender XX  e a Marca Y aparecer vendendo outra coisa totalmente diferente, ela correrá o risco de não atingir o mesmo número de vendas da concorrente? Isso se chama RISCO, e em qualquer negócio que se envolva dinheiro, é um risco que corremos de vender ou não um produto . É por isso que serve as milhares de pesquisas que deveriam ser feitas antes de se iniciar qualquer tipo de negócio.
Sou Designer por formação mas acima de tudo, também sou consumidora, e como consumidora, estou cansada da mesmice e da imposição do Mundo Fashion de termos que andar todos iguais, como soldados em uma batalha fashion.
Onde esta o sentido de sermos todos diferentes, se a indústria da moda nos propõe o contrário?
Se a moda surgiu lá no Século XV para diferenciar as pessoas,  nada mais justo do que, ao procuramos uma roupa nova, termos a opção de acharmos coisas diferentes. Afinal, um produto de moda pode sim servir para Inspiração, mas não para a CÓPIA desenfreada do mesmo, apenas visando lucro.


E qual é a opinião de vocês?
Beijos

You Might Also Like

Deixe o seu comentário!